1. Grupo dos leites, queijos, coalhadas e iogurtes:

 

Estes alimentos são importantes em todas as idades e essenciais para a formação dos ossos e dentes. Por isso, principalmente as crianças devem consumir leite.

 

2. Grupo das carnes, ovos e leguminosas secas:

 

São alimentos importantes porque constroem, mantêm e reparam os tecidos do corpo, contribuindo para o crescimento do organismo.

 

3. Grupo dos cereais, feculentos e derivados:

 

São importantes na nossa alimentação, pois fornecem energia para todas as atividades diárias.

 

4. Grupo das gorduras e açúcares:

 

Estes alimentos também fornecem energia ao organismo e completam as refeições.

 

5. Grupo das frutas:

 

São alimentos importantes, pois regulam as funções do organismo e podem auxiliar no funcionamento intestinal.

 

6. Grupo das hortaliças:

 

Estes alimentos também regulam as funções do organismo e auxiliam o funcionamento intestinal.

 

 

Dicas:

 

* ARROZ: Para o arroz ficar soltinho, junte algumas gotas de limão ou vinagre à água do

cozimento.

 

* Uma fatia de pão no recipiente do arroz deixa-o mais seco. O truque também serve para o feijão.

 

* Se esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, dissolva a quantidade de sal que seria necessária para cozinhá-lo em ½ xícara das de chá de água e pingue sobre o arroz. Leve de volta ao fogo e deixe cozinhar até que seque a umidade.

 

* BISCOITOS: Guardar algumas fatias de pão na lata, junto com biscoitinhos macios, não deixa que eles amoleçam.

 

* BOLO: O bolo de fubá fica bem mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite

 por coalhada ou iogurte natural.

 

* Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e, consequentemente murche.

 

* O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha úmida e guardar em lugar fresco.

 

* CAFÉ: Para conservar melhor o aroma e o sabor do café, junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo num recipiente fechado.

 

* A borra do café serve para adubar as plantas.

 

* CAMARÃO: Para que o camarão não fique encharcado, frite-os sem casca.

 

* Os camarões ficam mais crocantes se você deixá-los de molho por 30 minutos na água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar.

 

* Aproveite a cabeça e a casca do camarão. Torre-os no forno, bata no liquidificador, peneire e guarde em um pote. Acrescente pitadas desse preparo em qualquer prato e dê a ele um gostoso sabor.

 

* CARNE: Para amolecer carne refogada ou ensopada, coloque dentro da panela uma colherinha (café) de fermento em pó.

 

* Para preparar a carne de sol (seca), cozinhe-a no leite. Ela ficará bem mais macia.

 

* Para amolecer a carne, junte um pouco de conhaque, caso ela seja assada. Paras as cozidas, acrescente vinagre ao caldo.

 

* Para que a casca do bife à milanesa não desgrude, ponha uma rolha no óleo da fritura e só retire após os bifes estarem fritos.

 

* Para que não espirre gordura da fritura dos rosbife, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a na panela e não use mais o óleo.

 

* Para eliminar o cheiro de dobradinha, é só cozinha-lá junto com uma laranja ácida cortada ao meio com a casca.

 

* Ao fritar tirinhas de bacon, passe antes no leite e depois na farinha de trigo. Isso evita que a gordura espirre ou que elas encolham muito.

 

* Os torresmos ficarão mais sequinhos se antes de fritá-los colocarmos 1 colher (sopa) de vinagre.

 

* Se o fígado de boi for comprado pela manhã, para ser servido apenas à noite, deixe-o de molho no leite. É a melhor maneira de conservá-los frescos.

 

* CEREAL: Realce o sabor da espiga de milho cozida retirando a palha verde e utilizando-a para forrar o fundo da panela na hora do cozimento.

 

* CHÁ: Use os chás frios às refeições como hortelã, gengibre, erva-doce, erva-cidreira, etc. Os chás são digestivos.

 

* Adoçar os chás com balas de hortelã darão um gostinho todo especial.

 

* DOCES: Caso a sobremesa tenha ficado muito doce, é só colocar uma pitada de sal.

 

* Outra solução é acrescentar uma colher de vinagre.

 

* No preparo do arroz-doce, misture o açúcar, o leite e os demais ingredientes somente após o cozimento do arroz. Isso evitará que ele fique duro.

 

* OVOS: Para deixar a clara mais volumosa e firme, adicione uma pitada de sal na hora

de bater.

 

* A casca dos ovos frescos é opaca e áspera. A dos ovos velhos é brilhante e lisa.

 

* As gemas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Para isso, cubra-as com água ou óleo.

 

* PÃO: Aproveite as cascas retiradas do pão de forma, torrando-as com sal, orégano e azeite. Sirva como aperitivo.

 

* Os sanduíches para festas e reuniões devem ser feitos com o pão sem as cascas. Quando servido quente, não precisa retirar a casca.

 

* Aproveite o pão velho para fazer farinha de rosca. Quando estiverem bem duros, rale-os e guarde em um recipiente tampado. É ótimo para fazer empanados.

 

* PEIXE: Descongele o peixe no leite. Ele realça o sabor e retira o gosto de congelado.

 

* Antes de descamá-lo, esfregue-o no vinagre ou na farinha de milho. As escamas sairão

com mais facilidade.

 

* Para deixar a carne do peixe fresca e macia, congele a peça inteira em embalagens de leite cheias de água.

 

* Retire o excesso de sal do bacalhau colocando-o de molho na água misturada com uma

xícara (café) de fubá.

 

* QUEIJOS: Para conservar por mais tempo os queijos de consistência dura (provolone), guarde-os em um pano embebido em vinagre.

 

* Aqueça a faca para facilitar na hora de cortar o queijo.

 

* Evite que o queijo endureça, passando manteiga na parte cortada.

 

* SALADAS: Fazer saladas de azedinhas, ensopados e caldos, servem para curar aftas e suas fibras são digestivas.